quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Jogo Educativo - Jogo da Glória Virtual

O grupo constituído por Ana Silvestre e Filipa Fuzeta optou pelo jogo educativo - Jogo da Glória Virtual, que está integrado no site: Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. A escolha do jogo deveu-se essencialmente por duas razões, primeiramente achámos bastante importante que o jogo estivesse feito com regras específicas do português europeu, por outro lado procurávamos um jogo lúdico e dinâmico, mas que ao mesmo tempo pudesse proporcionar a aprendizagem da língua portuguesa.
Na nossa opinião, este jogo foi desenhado e criado tendo em conta o primeiro ciclo como público-alvo, especificamente a faixa etária do 3º e 4º ano de escolaridade, uma vez que é um jogo destinado à aprendizagem do funcionamento da língua, que é apenas iniciado neste nível de ensino (3º ano). Importa salientar que o jogo também pode ser jogado no contexto do segundo e terceiro ciclo como consolidação de conhecimentos.
Em primeiro lugar, é importante referirmos as principais caraterísticas, estrutura e o modo de funcionamento do jogo. Assim, este começa por pedir que identifiquemos o nível de dificuldade com que queremos jogar, sendo que o jogador possui três níveis distintos à sua escolha. Seguidamente, o jogador terá de escolher se joga sozinho, a pares ou a três. Note-se que, quer a escolha do nível, quer a escolha do número de jogadores, são determinadas pelo professor presente na sala de aula. E começa o jogo!
O interface mostra o Jogo da Glória Virtual com o aspeto geral do tabuleiro do Jogo da Glória Tradicional. No entanto, adaptado à Língua Portuguesa, estando desta forma presente a grande diferença com o jogo da glória tradicional. O Jogo da Glória Virtual tem cerca de noventa casas, sendo que existem sete casas específicas para recuar (uma, duas ou três casas), e quatro de cariz negativo, denominadas de montanhas, vulcão, armadilha e prisão, em que todas têm cor vermelha. Por outro lado, existem oito casas de cariz positivo, de cor verde, que fazem o jogador avançar consoante o número presente na casa (uma, duas ou três casas). Ganha o jogador que conseguir chegar em primeiro lugar, ao final das noventa casas.
Por baixo do “tabuleiro” existe uma legenda que vai mantendo o jogador a par das respostas erradas, respostas certas e a casa em que reside. O Jogador avança no jogo através de um lançamento de dados virtuais e se não calhar em nenhuma casa especial avança à medida que acerta nas perguntas da língua portuguesa que são colocadas, avançando apenas quando é a sua vez de jogar. O contrário, isto é, permanece na mesma casa, se falhar a resposta. Apesar de errarem na pergunta, o jogo refere qual a resposta correta dando uma pequena explicação sobre ela.
Reflexão - Jogo da Glória Virtual

3 comentários:

  1. olá colegas :) o grupo do blog "O cantinho da Aprendizagem das TIC", considerou a vossa escolha, uma escolha bastante acertada, devido ao facto de permitir que seja trabalhado algumas temáticas da língua portuguesa.
    Por outro lado, tal como indicam na vossa reflexão, este jogo é caracterizado por apresentar aspetos positivos, sendo que como grupo pensamos que é bastante positivo por exemplo o facto de não apresentar tempo para a criança responder, ou seja, cada questão pode ser discutida em grupo, o que potencializa a aprendizagem de toda a turma a um ritmo a que todos acompanhem. Ainda assim, apesar do jogo dar uma pequena explicação quando a criança erra, consideramos que também seria positivo se houvesse uma explicação para quando a criança acerta, de modo a que compreende-se a razão de ter acertado e assim consolidasse conhecimentos.

    Continuação de um bom trabalho!

    O Grupo: Ana Cláudia Veríssimo e Filipa Veríssimo

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  2. Caras alunas,
    fizeram um bom trabalho.
    Sugiro que na mensagem alterem o nome do site onde está alojado o jogo porque tem duas palavras sem espaço a separá-las.
    Cumprimentos
    Rosário

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    1. Cara Professora,
      Já retificámos o nome do site.

      Cumprimentos,
      Ana e Filipa.

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