terça-feira, 24 de setembro de 2013

O que é um Blog?

A criação de blogs constitui atualmente uma das tecnologias mais abrangentes e usadas no momento. Por um lado, sabemos que se trata de um espaço de trocas de ideias e discussão de diversas perspetivas, no entanto, que se concretiza de um modo público e interativo para os “bloggers” que o visitam. Por outro, seremos nós capazes de definir o conceito de blog de uma forma mais aprofundada? "Na sua origem e na sua acepção mais geral, um weblog é uma página na Web que se pressupõe ser actualizada com grande frequência através da colocação de mensagens – que se designam “posts” – constituídas por imagens e/ou textos normalmente de pequenas dimensões (muitas vezes incluindo links para sites de interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor) e apresentadas de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em primeiro lugar" (Gomes, 2005: 311).
Enquanto futuros professores/educadores uma das nossas principais preocupações foca-se na utilização de novas tecnologias na sala de aula, uma vez que "o conceito de blog tem vindo a evoluir ao ritmo da criatividade e imaginação dos internautas" (Gomes, 2005), trazendo cada vez mais questões no domínio da educação. Devemos utilizá-las? Explorá-las? Assim, é importante definir algumas das utilizações pedagógicas mais relevantes nesta ferramenta interativa – blog, tendo em conta as duas grandes variantes: recursos e estratégias pedagógicas. "Enquanto recurso pedagógico os blogs podem ser: um espaço de acesso a informação especializada e um espaço de disponibilização de informação por parte do professor. Como variante de estratégia pedagógica os blogs podem assumir a forma de: um portfólio digital; um espaço de intercâmbio e colaboração; um espaço de debate – role playing e um espaço de integração" (Gomes, 2005: 312).
Para concluir, podemos afirmar que possuíamos ainda algumas dúvidas quanto aos mais céticos deste tipo de tecnologias dentro da sala de aula, apesar de reconhecermos grande parte das suas vantagens. Após conhecimento e estudo de um artigo recentemente publicado por Clara Coutinho e João Batista Bottentuit Junior (2011), cujo título é Dinâmicas e contextos de utilização de um portal educacional: três estudos com o portal educacional das Webquests em língua portuguesa, fez com que abríssemos a nossa “mente” devido aos resultados do estudo, pois tal como os autores referem: "Em todas as actividades observamos uma grande motivação dos alunos para com a descoberta de uma nova possibilidade de aprender servindo-se de um dos recursos mais utilizados pelos alunos e professores nos dias actuais, ou seja, a Internet. Ou seja, as dinâmicas e estratégias sugeridas constituem uma grande mais-valia na medida em que estas podem perfeitamente ser utilizadas por outros docentes que pretendam utilizar os recursos e informações disponibilizados no portal dentro de sala de aula" (Pereira & Junior, 2011: 1140).


Bibliografia:
Gomes, M. J. (2005). Blogs : um recurso e uma estratégia pedagógica. In SIIE05 : actas do Simpósio Internacional de Informática Educativa (pp. 311-315). Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria.

Pereira, C. C., & Junior, J. B. (2011). Dinâmicas e contextos de utilização de um portal educacional : três estudos com o portal educacional das Webquests em língua portuguesa. In Atas da VII Conferência Internacional de TIC na Educação (pp. 1129-1140). Braga: Universidade do Minho. Centro de Competências.

2 comentários:

  1. Caras alunas,
    o texto está bem construído mas tem alguns detalhes que podem ser melhorados:
    - há zonas do texto que estão em itálico e que me parecem citações. Se assim for, devem estar entre aspas e devem explicitar a página documento original em que se encontram; - o ponto final deve estar depois da referência ao autor.
    Cumprimentos
    Rosário

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    1. Cara Professora,
      Já retificámos as citações, colocando-as entre aspas e explicitámos a página do documento original em que se encontram.

      Cumprimentos,
      Ana e Filipa.

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