A
criação de blogs constitui atualmente uma das tecnologias mais abrangentes e
usadas no momento. Por um lado, sabemos que se trata de um espaço de trocas de
ideias e discussão de diversas perspetivas, no entanto, que se concretiza de um
modo público e interativo para os “bloggers” que o visitam. Por outro, seremos
nós capazes de definir o conceito de blog de uma forma mais aprofundada? "Na
sua origem e na sua acepção mais geral, um weblog é uma página na Web que se
pressupõe ser actualizada com grande frequência através da colocação de
mensagens – que se designam “posts” – constituídas por imagens e/ou textos
normalmente de pequenas dimensões (muitas vezes incluindo links para sites de
interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor) e apresentadas de
forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em
primeiro lugar" (Gomes, 2005: 311).
Enquanto
futuros professores/educadores uma das nossas principais preocupações foca-se
na utilização de novas tecnologias na sala de aula, uma vez que "o
conceito de blog tem vindo a evoluir ao ritmo da criatividade e imaginação dos
internautas" (Gomes, 2005), trazendo cada vez mais questões no domínio
da educação. Devemos utilizá-las? Explorá-las? Assim, é importante definir
algumas das utilizações pedagógicas mais relevantes nesta ferramenta interativa
– blog, tendo em conta as duas grandes variantes: recursos e estratégias
pedagógicas. "Enquanto recurso pedagógico os blogs podem ser: um espaço
de acesso a informação especializada e um espaço de disponibilização de
informação por parte do professor. Como variante de estratégia pedagógica os
blogs podem assumir a forma de: um portfólio digital; um espaço de intercâmbio
e colaboração; um espaço de debate – role playing e um espaço de
integração" (Gomes, 2005: 312).
Para
concluir, podemos afirmar que possuíamos ainda algumas dúvidas quanto aos mais
céticos deste tipo de tecnologias dentro da sala de aula, apesar de
reconhecermos grande parte das suas vantagens. Após conhecimento e estudo de um
artigo recentemente publicado por Clara Coutinho e João Batista Bottentuit
Junior (2011), cujo título é Dinâmicas e contextos de utilização de um
portal educacional: três estudos com o portal educacional das Webquests em
língua portuguesa, fez com que abríssemos a nossa “mente” devido aos
resultados do estudo, pois tal como os autores referem: "Em todas as
actividades observamos uma grande motivação dos alunos para com a descoberta de
uma nova possibilidade de aprender servindo-se de um dos recursos mais
utilizados pelos alunos e professores nos dias actuais, ou seja, a Internet. Ou
seja, as dinâmicas e estratégias sugeridas constituem uma grande mais-valia na
medida em que estas podem perfeitamente ser utilizadas por outros docentes que
pretendam utilizar os recursos e informações disponibilizados no portal dentro
de sala de aula" (Pereira & Junior, 2011: 1140).
Bibliografia:
Gomes, M. J. (2005).
Blogs : um recurso e uma estratégia pedagógica. In SIIE05 : actas do
Simpósio Internacional de Informática Educativa (pp. 311-315). Leiria:
Escola Superior de Educação de Leiria.
Pereira, C. C., &
Junior, J. B. (2011). Dinâmicas e contextos de utilização de um portal
educacional : três estudos com o portal educacional das Webquests em língua
portuguesa. In Atas da VII Conferência Internacional de TIC na Educação (pp.
1129-1140). Braga: Universidade do Minho. Centro de Competências.
Caras alunas,
ResponderEliminaro texto está bem construído mas tem alguns detalhes que podem ser melhorados:
- há zonas do texto que estão em itálico e que me parecem citações. Se assim for, devem estar entre aspas e devem explicitar a página documento original em que se encontram; - o ponto final deve estar depois da referência ao autor.
Cumprimentos
Rosário
Cara Professora,
EliminarJá retificámos as citações, colocando-as entre aspas e explicitámos a página do documento original em que se encontram.
Cumprimentos,
Ana e Filipa.