sábado, 2 de novembro de 2013

Atividade 1 - Reflexão

No futuro será docente, enquanto tal vê-se a utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de aprendizagem? Porquê e de que forma? Quais as razões pedagógicas para (não) as utilizar? É lícito não as usar/usá-las? Em que situações?

"As transformações profundas decorrentes do desenvolvimento das tecnologias de comunicação criaram um ambiente cultural totalmente diferente, reconfiguraram o papel da linguagem verbal, mormente da palavra escrita, passando a ser apreciada, a par de outras formas de expressão simbólica, onde se incluem imagens, sons, música e formas eletrónicas de comunicação." (Botelho, 2006)
Quando observamos as crianças e até mesmo os adultos notamos que as suas distrações diárias e a sua interação com o mundo é feita de uma forma extremamente tecnológica, veja-se o exemplo: não passamos um único dia sem o telemóvel; quando chegamos a casa acendemos logo a televisão; vemos notícias, lemos livros no computador; até os álbuns fotográficos passaram a ser digitais; ouvimos música no MP3; jogamos no tablet, entre outros.
É do conhecimento geral que houve uma globalização da informação e da comunicação, onde tudo o que gira à nossa volta já possui, de certo modo, uma componente virtual e tecnológica. Como tal a educação, tem necessariamente de se adaptar a este novo mundo.

Atividade 1

Referência Bibliográfica: BOTELHO, Fernanda (2006). “Textos e literacias …”

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