No futuro
será docente, enquanto tal vê-se a utilizar as Tecnologias de Informação e
Comunicação em contexto de aprendizagem? Porquê e de que forma? Quais as razões
pedagógicas para (não) as utilizar? É lícito não as usar/usá-las? Em que
situações?
"As
transformações profundas decorrentes do desenvolvimento das tecnologias de
comunicação criaram um ambiente cultural totalmente diferente, reconfiguraram o
papel da linguagem verbal, mormente da palavra escrita, passando a ser
apreciada, a par de outras formas de expressão simbólica, onde se incluem
imagens, sons, música e formas eletrónicas de comunicação." (Botelho,
2006)
Quando observamos as crianças e até mesmo os adultos notamos que
as suas distrações diárias e a sua interação com o mundo é feita de uma forma
extremamente tecnológica, veja-se o exemplo: não passamos um único dia sem o
telemóvel; quando chegamos a casa acendemos logo a televisão; vemos notícias,
lemos livros no computador; até os álbuns fotográficos passaram a ser digitais;
ouvimos música no MP3; jogamos no tablet, entre outros.
É do conhecimento geral que houve uma globalização da informação e
da comunicação, onde tudo o que gira à nossa volta já possui, de certo modo,
uma componente virtual e tecnológica. Como tal a educação, tem necessariamente
de se adaptar a este novo mundo.
Referência Bibliográfica: BOTELHO, Fernanda (2006). “Textos e literacias …”
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