quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Recursos Online de Jogos Educativos

Em seguida, encontram-se alguns recursos online de jogos educativos que podem apoiar os discentes nas diversas áreas da educação:
  - Eu sei
  - Catraios

sábado, 16 de novembro de 2013

Atividade 2 - Atividade Com A Televisão

No âmbito da Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologia de Informação e Comunicação, foi proposto aos alunos a realização de uma atividade através da televisão. Deste modo, optámos pelo visionamento de um filme, que abordasse temáticas atuais e que pudesse ser um bom ponto de partida para o 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente 3º e 4º ano de escolaridade. Como tal, este é o nosso público-alvo e o filme que irão visualizar intitula-se: Dumbo, da Walt Disney.

Atividade 2

domingo, 3 de novembro de 2013

Jogar com o JClic: O Génio Verbal

No âmbito da unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, foi-nos proposto a realização de diversos jogos através do programa JClic.

O grupo optou por escolher um tema de Língua Portuguesa que tivesse alguma dificuldade para os alunos de um modo geral, como tal iremos trabalhar a classe de palavras – O Verbo.

O público-alvo é o 2º Ciclo do Ensino Básico – 5º e 6º ano de escolaridade. Uma vez que eles começam a trabalhar os verbos no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, esta coletânea de jogos servirá para aprofundarem e consolidarem conhecimentos anteriormente adquiridos.

Realizámos cerca de oito atividades, com o intuito de desenvolver os verbos de forma lúdica e interessante, para cativar os seus utilizadores enquanto realizam e aprofundam aprendizagens.

Os diferentes tipos de atividades trabalham ainda a concentração, a memória, o raciocínio, o pensamento, a escrita e a interpretação oral.

A coletânea de jogos, criada pelo grupo tem a seguinte ordem:

1.      Espaço do Conhecimento

2.      Começar a Pensar Sobre…

3.      Ouvido Apurado

4.      À descoberta do Verbo

5.      Vamos Lá Conjugar

6.      Qual Será o Verbo?

7.      A Felicidade de Ser um Génio Verbal

8.      Hora da Escrita


Esperemos que gostem! Aprender a Brincar!



Bibliografia:

- Educação, M. d. (janeiro de 2004). Organização Curricular e Programas – 1º Ciclo. Departamento da Educação Básica.

- Azeredo, M. O., Pinto, M. I., & Lopes, M. C. (2007). Gramática Prática de Português – Da Comunicação à Expressão | 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Lisboa: Lisboa Editora.
- Imagens – Obtido em: 26 de outubro de 2013, em https://www.google.pt/

O que é o JClic?

"JClic é um programa para a criação, realização e avalização de actividades educacionais multimédia, desenvolvido na plataforma Java. (…) É formado por um conjunto de aplicações informáticas que servem para realizar diversos tipos de actividades educacionais: quebra-cabeças, associações, exercícios com texto, palavras cruzadas, etc. Um projecto é formado por um conjunto de actividades com uma determinada sequência, que indicam a ordem em que irão aparecer.
Uma aplicação (…) utilizada por educadores e educadoras de diversos países como ferramenta de criação de actividades didácticas para seus alunos." (Jorge)

Referências Bibliográficas:
- Jorge, M. (s.d.). Manual para criar actividades com JClic. Obtido em: 02 de Novembro de 2013, em: http://capag.info/docs/jclic.zip

sábado, 2 de novembro de 2013

Atividade 1 - Reflexão

No futuro será docente, enquanto tal vê-se a utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de aprendizagem? Porquê e de que forma? Quais as razões pedagógicas para (não) as utilizar? É lícito não as usar/usá-las? Em que situações?

"As transformações profundas decorrentes do desenvolvimento das tecnologias de comunicação criaram um ambiente cultural totalmente diferente, reconfiguraram o papel da linguagem verbal, mormente da palavra escrita, passando a ser apreciada, a par de outras formas de expressão simbólica, onde se incluem imagens, sons, música e formas eletrónicas de comunicação." (Botelho, 2006)
Quando observamos as crianças e até mesmo os adultos notamos que as suas distrações diárias e a sua interação com o mundo é feita de uma forma extremamente tecnológica, veja-se o exemplo: não passamos um único dia sem o telemóvel; quando chegamos a casa acendemos logo a televisão; vemos notícias, lemos livros no computador; até os álbuns fotográficos passaram a ser digitais; ouvimos música no MP3; jogamos no tablet, entre outros.
É do conhecimento geral que houve uma globalização da informação e da comunicação, onde tudo o que gira à nossa volta já possui, de certo modo, uma componente virtual e tecnológica. Como tal a educação, tem necessariamente de se adaptar a este novo mundo.

Atividade 1

Referência Bibliográfica: BOTELHO, Fernanda (2006). “Textos e literacias …”